quinta-feira, 28 de abril de 2011

Preparem as gargalhadas

Circovolante - 3º Encontro de Palhaços, que começa hoje, traz 50 artistas de várias partes do Brasil e do mundo para uma divertida maratona circense, nas praças e outros espaços públicos da cidade

O circo chegou! Vai começar o espetáculo! Palhaços, artistas, malabares, monociclos, cores, diversão, alegria e interação com o público. São esses os principais ingredientes do “Circovolante – Encontro de Palhaços”, que chega a sua terceira edição, de hoje (28) a domingo (01/05), em Mariana. Este ano, o público poderá dar muitas gargalhadas com os homenageados, o ex-Trapalhão Dedé Santana e Moisés, o Rei do Pedal, além de 50 artistas convidados, entre palhaços, malabaristas, trapezistas e cantores.

Com uma parceria que já dura cerca de 11 anos, a dupla de palhaços Xinxin e Juaneto, formada pelos amigos Xisto Siman e João Pinheiro (foto), respectivamente, começou fazendo arte onde era viável. Hoje, junto à trupe do Circovolante, os dois promovem apresentações a céu aberto e interagem com todo o público.

A fim de divulgar a arte circense, o Circovolante monta o seu picadeiro em um espaço democrático. E o que seria mais democrático do que a rua?! “Os espetáculos conseguem fazer com que a plateia interaja entre si, permitindo um garoto de classe alta conhecer e conversar com um garoto que vive em outra realidade”, relatou Xisto. “O espetáculo permite que as pessoas percebam que as outras existem e pensem mais no coletivo”, completa.

Durante os quatro dias do encontro se apresentam artistas de várias partes do Brasil e do mundo, tornando as praças e outros espaços públicos da cidade verdadeiros palcos para diversas manifestações circenses. Na sede da trupe (Rua Dom Viçoso, 76, Centro) acontece uma exposição de fotos sobre as duas edições anteriores do evento, além de funcionar um espaço de convivência que permite um bate-papo informal entre o público e os artistas.

Segundo os idealizadores, a expectativa é grande e inevitável, mas preferem não pensar nela. Eles brincam: “A expectativa mata a experiência”. E convenhamos: experiência e talento é o que não falta a essa dupla.

As atrações

Dedé Santana está eternizado no imaginário de quem acompanhou os Trapalhões, tanto na TV quanto no cinema, e seu talento vai além das gargalhadas. O trabalho de Dedé, segundo Xisto Siman, tem uma grande importância por ter sido a base do sucesso dos Trapalhões. “Dedé era o escada, responsável por preparar a piada para os companheiros”, conta.

Outro homenageado é Moisés, que não é palhaço, mas é o Rei do Pedal, que em seus espetáculos se apresenta em mais de dez bicicletas diferentes: dobráveis, sem quadro, sem rodas e até um monociclo de três metros. João Pinheiro explica a importância da homenagem, dizendo que, antes, esse tipo de espetáculo iniciava com a entrada de um palhaço no monociclo, mas hoje não se vê mais isso. “O lance do Moisés não ser palhaço não diminui a importância do seu espetáculo”, explica.

A homenagem a Dedé Santana acontece sexta-feira (29), às 21h, na Praça da Sé e contará com a participação dos grupos Circovolante, Teatro Terceira Margem, Cia. Circunstância, Grupo Trampulim, Cia. Lunática, Palhaço Furreca e Pepe Nuñez.

Já o Show do Dedé acontece sábado (30), às 16h, no Sesi-Mariana. Os ingressos custam R$ 30,00 e estão à venda na sede do Circovolante.

A Praça da Sé será palco do Cabaré - Homenagem a Moisés O Rei do Pedal, sábado (30), às 17h30, com os palhaços Alegria e Theano Vavatzianni, e com participação especial do próprio Moisés.

por Arthur Medrado, Felipe Sales e Thamira Bastos
editora: Ana Cláudia Garcêz

0 comentários:

Postar um comentário