sábado, 30 de abril de 2011

“Requebra de cá, requebra de lá, tá querendo balançar”

A noite de sexta-feira (29) foi embalada ao som de samba-rock, soul, eletro pop e maracatu com o DJ marianense Afrobool, que se apresentou no Coreto da Praça Gomes Freire (Jardim), a partir das 23h30. Ao som de sucessos como "Agamamou", e seu famoso refrão, “requebra de cá, requebra de lá, tá querendo balançar”, do grupo Art Popular, o DJ balançou a praça e agradou o público com seu set list.

Ao resgatar canções de artistas como Tim Maia, Chico Buarque e Jorge Ben Jor, o DJ esperava que parte do público rejeitasse seu som. “De 30% a 35% das pessoas vão começar a ouvir, mas vão embora. Vai ter gente esperando um funk carioca, mas o meu funk é outro, é James Brown, por isso, vou ver algumas caras fechadas", declarou Afrobool, aos risos, antes de sua apresentação. Entretanto, contrariando a expectativa do discotecário, o público recebeui positivamente a mistura de ritmos e estilos.

Ao observar o show, o professor Carlos Souza lembrou do seu passado. "Gosto da iniciativa em resgatar grandes músicas do passado. É a volta de uma cultura", afirmou. Já a estudante Fabiana Maia aproveitou a festa para aprender sobre os artistas lembrados por Afrobool. "Estou adorando este evento na praça, principalmente por causa das músicas que eu não conhecia", disse. O também estudante, Hugo Reis, confirmou o sucesso da iniciativa do DJ. ''Este evento é de extrema importância para jovens, pois eles têm a oportunidade de descobrir esta arte. Eu, por exemplo, curto sertanejo, mas estou gostando dessas músicas'', ressaltou.

A apresentação, que durou cerca de 1h30, ratificou a proposta inicial de Afrobool: proporcionar o (re)conhecimento de estilos esquecidos pela “indústria musical”, mas que continuam despertando sensações e curiosidades. "Acredito que ao tocar essas músicas, consigo protestar contra o atual mercado. Hoje em dia, as pessoas não cultivam mais o ato de ouvir música com atenção, se concentrando nela”, afirmou o DJ.

Quanto à sua participação em um evento de palhaços o DJ rebate: ''Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Science também provocam muito risos em seus públicos. Eles também são palhaços”.

Sucesso
E o Coreto Musical de domingo, 1° de maio, contou novamente com a participação do DJ Afrobool.

Este é o primeiro ano que o DJ Afrobool participa do Encontro de Palhaços. Para o Coreto Musical, o artista preparou um repertório originalmente de músicas nacionais, fazendo também uma mixagem que mescla samba rock com vertentes de soul music. O DJ sentiu-se tão satisfeito com o retorno do público na noite de sexta (29) que se ofereceu ao Circovolante para trabalhar novamente neste 3º Encontro de Palhaços. Sucesso garantido!

por Aniele Ávila, Geraldo Adriano e Patrícia Souza
editor: Filipe Barboza

2 comentários:

Acho muito interessante esse tipo de resgate cultural. Admiro o fato de jovens terem participado e interagido em momentos tão ricos como esse. Parabéns pela iniciativa, seja lá de quem tenha sido. Onde fica a Praça Gomes Freire? Em Mariana??
Parabéns pela reportagem!

A "Praça Gomes Freire" também é conhecida como "Jardim" e está localizada no Centro Histórico de Mariana.

Postar um comentário