segunda-feira, 2 de maio de 2011

As promessas mirins

Quem vê um menino bem pequeno, vestindo bermudas xadrez igualzinho ao seu pai, nem imagina a potencialidade de seu talento. É da forma mais natural que Francisco Dias, filho do Palhaço Furreca (Eduardo Dias Romagnoli, na foto acima) conquista a plateia. Ele participou da homenagem ao Déde Santana ao lado da Marina Diniz e da Iolanda Gallo Mendes de Santana.

Marina, filha de um dos organizadores do evento, João Pinheiro, começou a dar as caras nos espetáculos aos dois anos, a mesma idade que Francisco deu início ao seu “trabalho”, como ele mesmo diz. Ela, hoje com seis anos, participa esporadicamente das apresentações. Já Iolanda, filha do músico Paulo Roberto Mendes de Santana, iniciou suas apresentações quando tinha apenas quatro anos de idade.

O que mais chama atenção nessas crianças é a naturalidade com que lidam com o circo. Não só por já viverem nesse meio, mas por terem uma paixão pelo ambiente circense. Além de gostar de participar dos ensaios, Marina não sente vergonha na hora da apresentação. Na verdade, o que gosta mesmo é de ouvir os aplausos do público. Iolanda revela a mesma sensação, afinal ela adora ser vista por um grande número de pessoas. Já Francisco também gosta muito de ser visto por todos em cima do palco e adora jogar malabares.

Marina já frequenta a escola desde os dois anos de idade, mas a regra é bem clara na hora de conciliar os espetáculos aos estudos: “Ela nunca deixa de faltar aula pra ensaiar ou, até mesmo, pra apresentar” diz a mãe da menina, Silvany Diniz, que se mostra bastante responsável quanto a isso. Iolanda também vai a escola e as apresentações nunca atrapalharam seus estudos. Ela passa por vários ensaios antes dos espetáculos, porém todos fora do horário da aula. A garota de seis anos nos contou que o que mais gostou de fazer foi participar da homenagem ao Dedé Santana e demonstrou ser uma grande fã: “ Eu assisto os Trapalhões desde 1 ano de idade” disse a pequena.

O que é certo é a vontade dos três em se tornar parte do cenário artístico. Quando perguntados se queriam seguir carreira no circo, Marina responde com um sorriso bem grande que quer ser palhaça igual ao pai e Iolanda revela com entusiasmo que sonha em ser trapezista. Já Francisco surpreende com sua resposta: “Eu já sou palhaço, sou o Palhaço Lambreta!”, diz uma das estrelinhas do circo.


por Bruna Sudário, Mariana Borba e Nathália Viegas
editora: Camila Maia

0 comentários:

Postar um comentário