segunda-feira, 2 de maio de 2011

A melhor ginástica

Para aqueles que pensam em manter a boa forma de um jeito extremo aí vai uma dica: entre para o circo! É claro que se exige muito mais de um palhaço, mas a fórmula faz sentido. Os treinamentos teatrais, por exemplo, ajudam os palhaços a gastarem muitas calorias.


A maioria dos artistas que participou do "Circovolante - 3º Encontro de Palhaços" não faz nenhuma dieta específica, muitos até não se preocupam tanto com isso. “Eu como de tudo, é um prazer bom que pode se levar da vida”, diz Xisto Siman, um dos organizadores do evento. Porém, quem pensa que ele não possui um condicionamento físico, aí vai: “só na preparação do Encontro de Palhaços do carnaval eu perdi 5 quilos.”

Outro que também não segue uma rotina de exercícios, mas que “malha” através do circo é João Pinheiro, outro idealizador deste encontro. “Se eu tenho cinco espetáculos essa semana, tenho que andar de monociclo, rodar malabares, entre outras coisas. Isso requer um condicionamento físico permanente.”

A preparação do artista circense está focada em sua desenvoltura para se expressar por meio do corpo. “A gente faz exercícios teatrais para aquecimento, porque o instrumento do cara que toca violão, é o violão, o do guitarrista, é a guitarra. O nosso instrumento é o corpo. Então, se o nosso corpo não estiver afinado como um instrumento musical qualquer, a gente desafina na hora de atuar.” Assim, descreve o palhaço Alzhy Minu (à direita na foto ao lado, por Mariana Borba), da Companhia Gesamtkunstwerk, e que provou estar afinadíssimo na hora do espetáculo.


por Bruna Sudário, Mariana Borba e Nathália Viegas
editora: Camila Maia

0 comentários:

Postar um comentário